Payroll: o que é, como funciona e qual sua importância | Nexgen Capital
payroll

Payroll: o que é, como funciona e qual sua importância

Os Estados Unidos têm a maior economia mundial e também o maior mercado de capitais. Com isso, o desempenho da economia norte-americana gera reflexos em diversas partes do mundo. Para aproveitar as oportunidades que podem surgir, vale a pena saber o que é payroll.

Afinal, esse indicador pode trazer dados relevantes sobre a situação da economia dos EUA. Assim, você pode prever movimentos no mercado interno e explorar alternativas diferentes — especialmente no âmbito da especulação.

Neste artigo, você descobrirá o que é payroll e por que ele pode ser importante para a sua atuação no mercado. Confira!

O que é payroll?

O payroll é um indicador norte-americano referente à força de trabalho dos Estados Unidos. Seu nome oficial é non-farm payroll e a sua apresentação acontece na forma de um relatório mensal. Assim, ele traz as informações sobre o mercado de trabalho norte-americano, excluindo o setor primário.

Sua elaboração fica a cargo do Bureau of Labor Statistics, um órgão governamental e oficial. Já a divulgação ocorre na primeira sexta-feira do mês — exceto em feriados, quando ela acontece na segunda-feira.

Além disso, a divulgação ocorre às 8h30 no horário de Washington DC. Desconsiderando as mudanças de horário de verão, isso corresponde às 9h30 no horário de Brasília.

Como funciona esse relatório?

Para entender o que é o payroll, também vale saber como ele é composto. Entre as informações que ele apresenta, estão:

  • taxa de desemprego dos Estados Unidos;
  • geração de empregos no período;
  • média salarial;
  • quantidade de horas trabalhadas;
  • setores que mais contratam e mais demitem e outros dados.

Na prática, eles servem como indicadores da economia norte-americana. Se a média salarial estiver em crescimento, por exemplo, o poder de compra da classe trabalhadora se eleva e isso pode acelerar a economia.

Por outro lado, se a quantidade de horas trabalhadas apresentar queda, pode significar uma redução na demanda e no consumo. Logo, o relatório ajuda a identificar a tendência de um movimento de queda da economia dos Estados Unidos.

Ainda, é possível fazer análises setoriais. Por exemplo, um segmento econômico que contrata mais pessoas, normalmente, está em aquecimento — o que pode torná-lo uma boa oportunidade de investimento.

Qual é a importância do payroll para o mercado financeiro?

Como você viu, os dados do payroll trazem um panorama geral do trabalho nos Estados Unidos. Vale saber que, devido aos setores que contempla, ele representa a maior parte do Produto Interno Bruto (PIB) e serve para apontar tendências em relação à economia do país.

Como o mercado norte-americano é o maior do mundo, seu desempenho gera reflexos em múltiplos países. Com isso, o dia de divulgação do payroll costuma ser aguardado por diferentes mercados e pode interferir nas perspectivas e decisões dos investidores.

Quais os impactos do payroll na bolsa brasileira?

Até aqui, você viu que o payroll é capaz de interferir em diversos mercados — e, entre eles, está o Brasil. Geralmente, as operações da B3 (a bolsa de valores brasileira) tendem a ser afetadas com base nessas informações.

Primeiro, é preciso saber que a taxa de juros norte-americana, por exemplo, costuma ser impactada pelos resultados do payroll. Assim, um aumento na taxa por parte do Federal Reserve (FED) pode levar à saída de capital estrangeiro e afetar as condições da bolsa brasileira, gerando quedas.

Outra possibilidade são impactos devido às mudanças na cotação do dólar. Se o payroll indicar um crescimento da economia dos EUA, isso costuma se refletir na bolsa com a valorização do dólar e na volatilidade de contratos futuros atrelados à moeda.

Além disso, é comum que haja uma movimentação coletiva nesse momento, com mais operações de compra e venda. Como consequência da elevação do volume de negociação, há um aumento na volatilidade geral dos ativos e derivativos negociados na bolsa brasileira.

Por que você precisa conhecer esse relatório?

Você já aprendeu que o payroll impacta diversos mercados internacionais. Por isso, é importante acompanhar o indicador para ter uma ideia das condições do mercado externo e quais podem ser os resultados no cenário interno.

É importante ter em mente, ainda, que a volatilidade que acompanha a divulgação do payroll pode gerar oportunidades ou resultar em perdas para investidores e especuladores. Assim, se o seu objetivo é investir focando o longo prazo, pode ser interessante evitar fazer compra ou venda nesses momentos de fortes oscilações na bolsa.

Caso você queira acompanhar o payroll, o procedimento é simples. Basta acessar o site do Bureau of Labor Statistics para verificar informações atuais e os relatórios passados. Assim, existe a chance de encontrar tendências e comparar dados.

Como operar na bolsa de valores com base no payroll?

Após entender o que é payroll e como ele interfere no mercado, vale saber como operar na bolsa de valores com base em sua divulgação. Normalmente, essa é uma alternativa que pode fazer sentido para quem faz especulação — como swing trade ou, principalmente, day trade.

A ideia, como você viu, é aproveitar as oscilações do mercado para obter lucros no curto prazo. A seguir, veja dicas para operar no dia do payroll!

Identifique seu perfil de investidor e seus objetivos

Vale a pena começar reconhecendo qual é o seu nível de tolerância ao risco. Para especular, é comum ser necessário um perfil arrojado e capaz de suportar a volatilidade. Do contrário, pode ser mais interessante investir no longo prazo.

Ademais, é necessário considerar sua estratégia e objetivos financeiros. Afinal, eles é que devem direcionar as suas decisões no mercado financeiro.

Faça uma análise técnica

Antes mesmo da divulgação do payroll, é importante fazer uma análise técnica. Para tanto, veja qual é o comportamento do ativo ou derivativo que você pretende operar e defina parâmetros adequados.

Estar preparado é essencial porque, dependendo do horário de verão em ambos os países, o payroll pode ser divulgado antes da abertura da bolsa de valores. Desse modo, a análise prévia permite que você atue com mais eficiência logo que o pregão abrir.

Encontre oportunidades de operação

Assim que o payroll ficar disponível, a volatilidade tende a aumentar de maneira significativa. Por isso, é importante estar atento para encontrar possibilidades de obter ganhos.

Na bolsa brasileira, é especialmente comum especular com contratos futuros de dólar ou minidólar devido à volatilidade gerada pelos dados. Porém, também pode ser interessante considerar investimentos que estejam expostos ao mercado dos Estados Unidos.

Essa avaliação exige atenção para que você possa definir quando abrir ou fechar a operação. Assim, surgem oportunidades de aproveitar os impactos causados pelas informações divulgadas.

Conforme você acompanhou, o payroll é um indicador que envolve os dados do mercado de trabalho norte-americano. A divulgação dessas informações pode gerar volatilidade na bolsa brasileira e, com isso, criar oportunidades — especialmente de especulação.

Precisa de ajuda para conhecer melhor as alternativas e operações do mercado? Fale com um de nossos assessores da Nexgen Capital!

Buscar