O que é e qual a importância da diversificação: entenda de vez! | Nexgen Capital
Coin on wooden table in front of green bokeh background.

O que é e qual a importância da diversificação: entenda de vez!

O que é e qual a importância da diversificação: entenda de vez!
Saiba por que esta é a forma mais inteligente e menos arriscada de investir seu dinheiro.

Se você está começando a investir, ou está estudando para iniciar seus investimentos, já deve ter se deparado com o termo “diversificação”.
Basicamente, diversificar significa aplicar o dinheiro em diferentes tipos de ativos.
No post sobre Renda Fixa x Variável, comentamos que depender de apenas um tipo de ativo é muito mais arriscado.
Também apontamos que no mercado financeiro existe uma máxima que deve ser levada como um guia para investidores que buscam sucesso; “Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”.
Essa frase nada mais é do que um resumo do princípio que norteia a estratégia de diversificação.
Pensando em complementar nosso conteúdo, preparamos este post para esclarecer de uma vez por todas o que é a diversificação de investimentos e qual sua importância.
Também vamos apontar como essa importante teoria surgiu e descobrir como ela influenciou um dos mais importantes investidores do mundo atual. Confira os tópicos que surgirão ao longo deste conteúdo:

O que é a diversificação de investimentos?
Como surgiu o princípio da diversificação?
Qual a importância da diversificação de investimentos?
Montando a carteira de investimento ideal

Vamos começar a adquirir esse conhecimento? Continue conosco!

O que é a diversificação em investimentos?
Diversificar a carteira de investimentos significa distribuir o dinheiro entre ativos diferentes.
Essa estratégia é essencial para qualquer investidor que deseja atingir sucesso em suas operações, pois a diversificação reduz riscos ajudando no controle das oscilações de mercado.
A lógica é simples: você não deve alocar todas as suas reservas em um único lugar, papel ou título. Para colher benefícios, o ideal é que a origem dos ativos não esteja correlacionada.
Vale apontar que uma carteira com produtos diversificados entre classes, setores e geografia, será bem mais interessante e proveitosa.

Como surgiu o princípio da diversificação?
Para que você entenda porque essa prática é tão relevante no mundo dos investimentos, é preciso voltar na origem do conceito de diversificação.
Apesar de parecer um assunto novo para alguns investidores menos familiarizados, esse termo surgiu ainda na década de 50, como resultado de estudos feitos pelo economista Harry Markowitz (ganhador do Nobel de Economia).
Seus cálculos matemáticos demonstraram que cada investimento apresenta um determinado risco e um retorno esperado.
O Modelo de Markowitz permite que investidores calculem o risco de uma carteira de investimentos, não importando se é composta por ações, opções, renda fixa ou qualquer outro ativo.
Ele também observou que os ativos financeiros não seguem uma tendência única. Logo, investidores que trabalham com uma carteira de investimentos diversificada serão menos prejudicados diante da instabilidade do mercado.
Isso significa que investimentos diversificados comportam-se de maneiras diferentes, enquanto uns estão caindo, outros estão subindo. A lógica mora no fato de que uns ativos acabam por compensar outros.

Testada e aprovada!
A teoria da diversificação influenciou grandes investidores ao longo das décadas. Um dos exemplos é Warren Buffett, respeitado investidor americano.
Aos 90 anos, ele, que é Diretor Executivo da Berkshire Hathaway, conta com uma fortuna aproximada em US $88 bilhões.

Qual a importância da diversificação de investimentos?
Como mencionamos anteriormente, a diversificação de investimentos é uma estratégia importante porque reduz riscos ao combinar produtos diferentes.
Se um investidor focar em um único setor ou num tipo específico de investimento, estará mais exposto aos riscos de ter o patrimônio desestruturado por variações externas.
A crise cambial de 1999 é um exemplo que justifica a importância da diversificação nos investimentos.
Sem dúvidas, a diversificação é a maneira mais inteligente e menos arriscada de administrar os recursos financeiros disponíveis para aplicação.

Montando a carteira de investimentos ideal
Lembra que citamos num dos tópicos acima sobre o economista responsável por desenvolver a estratégia da diversificação?! Pois é, além de formular essa importante teoria, Harry Markowitz também salientou outro ponto interessante.
A partir da conclusão de estudos, Harry compartilhou que a carteira de investimentos ideal deve conter, em média, de 15 a 20 ativos.

Conclusão
Se você nos acompanhou até aqui, já não tem mais dúvidas sobre qual a importância de fazer uso da diversificação como estratégia de investimento.
Ao longo do post, vimos que esta é uma ótima solução para investidores que desejam manter equilíbrio e conquistar maiores ganhos.
Entendemos como a teoria foi baseada e conhecemos um dos melhores exemplos de como a diversificação de investimentos funciona.
Podemos concluir, portanto, que quando há consideração dos prazos, de objetivos e do perfil do investidor, a diversificação se torna a estratégia mais eficiente para se alcançar o sucesso.

Precisa de ajuda para começar a colocar esse conhecimento em prática?
Nossa assessoria de investimentos te ajudará a entender melhor seu perfil investidor, a diversificar sua carteira e a escolher as melhores opções e estratégias de investimento, pensando no seu futuro e em seus objetivos financeiros.
Somos especialistas em planejamento financeiro e atuamos com a confiança, solidez, agilidade e dinamismo que o mercado financeiro requer. Entre em contato conosco clicando aqui.
Se preferir, contate-nos por um de nossos canais de atendimento;
Atendimento Whatsapp – (62) 99954-5509
Atendimento Telefone – (62) 3998-3750
E-mail: contato@nexgencapital.com.br

Conheça a Nexgen Capital
Somos um escritório de investimentos credenciado junto à XP.
Oferecemos assessoria de investimentos por meio de uma curadoria baseada em diversificação, horizonte de longo prazo e perpetuação do patrimônio.
Contamos com mais de 35 especialistas, todos com vasta experiência no mercado financeiro, dispostos a fazer um acompanhamento personalizado da sua carteira de investimento. Sempre com um atendimento ético e de excelência.

Premiações:
Brazil Advisor Awards 2020
– Melhor Escritório do Centro-Oeste
– Único assessor private do Centro-Oeste (Daniel de Paula, CFP)
– Melhor Assessor Regional (Daniel de Paula, CFP)

Referência no mercado
A Nexgen foi reconhecida como Destaque S20 pela XP Investimentos, ainda aos nove meses de atuação.
O prêmio é dedicado às 20 operações com até dois anos que têm o maior potencial decrescimento.
Somos especialistas em planejamento financeiro e atuamos com a confiança, solidez, agilidade e dinamismo que o mercado financeiro requer.
Segurança para o futuro da família. Essa é a nossa prioridade na Nexgen Capital.

Buscar