Sustentabilidade e responsabilidade social: como elas se aplicam aos seus investimentos? | Nexgen Capital
sustentabilidade

Sustentabilidade e responsabilidade social: como elas se aplicam aos seus investimentos?

Sustentabilidade e responsabilidade social são temas que estão em alta em diversas áreas. No mercado financeiro, isso não é diferente. Muitos investidores já buscam alternativas de investimento que sigam esses ideais.

Esse tipo de investimento é conhecido como ESG e está relacionado aos conceitos de meio ambiente, fatores sociais e governança. Com consumidores cada vez mais exigentes e preocupados com o assunto, pode fazer sentido buscar empresas alinhadas a esses valores.

Neste artigo, você entenderá o que é e como realizar investimentos focados em sustentabilidade e responsabilidade social. Continue a leitura e saiba mais!

O que é ESG?

ESG é sigla para environment, social and governance. Os termos representam os principais tipos de impactos que as empresas podem gerar no mundo. Assim, é possível analisar o quanto o negócio está comprometido com o meio ambiente, a sociedade e a própria gestão.

No âmbito ambiental, por exemplo, espera-se que a empresa busque utilizar fontes de energias renováveis e se preocupe em preservar a biodiversidade. Outros pontos importantes são a reciclagem, eficiência no uso de recursos e matérias-primas e redução de gases poluentes.

Em relação à questão social, um dos fatores a se considerar é o quanto a companhia respeita os direitos humanos. Isso envolve realizar ações de inclusão e diversidade, capacitação de colaboradores e segurança de dados, por exemplo.

No critério governança corporativa, podemos citar as boas práticas em relação à gestão. A empresa pode, então, se atentar ao relacionamento com os acionistas, à saúde financeira e à independência do conselho administrativo, por exemplo.

Ações de combate à corrupção e que garantam a solidez dos processos internos também são fatores importantes para os investimentos ESG.

Por que o conceito está em alta no mercado financeiro?

Devido à importância do tema, investimentos com foco em sustentabilidade e responsabilidade social têm se tornado uma tendência no mundo todo. Logo, diversos investidores utilizam esse critério no momento de compor a carteira, preferindo selecionar, por exemplo, ações de companhias alinhadas ao tema.

Dessa forma, os critérios ESG podem basear a tomada de decisão na renda variável. Eles também podem guiar escolhas na renda fixa, com a busca pelos chamados títulos verdes. Eles são alternativas relacionadas a questões ambientais, considerando o emissor ou a finalidade dos projetos que serão financiados.

Cabe ressaltar que, no Brasil, o mercado de investimentos com foco em responsabilidade socioambiental é novo, especialmente em comparação ao observado no exterior. Portanto, ainda há bastante espaço para crescimento e o segmento pode ser promissor.

Em alguns países, como nos Estados Unidos, os fundos ESG são capazes de superar os fundos tradicionais. O motivo para isso é que empresas preocupadas com sustentabilidade e responsabilidade social podem alcançar resultados financeiros mais interessantes.

Afinal, elas estão menos sujeitas a problemas e sanções aplicadas por órgãos do Governo. Consequentemente, atraem consumidores e investidores consistentes.

Como encontrar investimentos alinhados ao ESG?

Depois de entender mais sobre o assunto, você pode se interessar pelos investimentos ESG. Se for o caso, vale saber como encontrar alternativas alinhadas aos critérios de responsabilidade socioambiental no mercado financeiro.

Confira!

Analise seu perfil de investidor e objetivos

Além de encontrar investimentos alinhados aos critérios ESG, é importante que eles também sejam adequados ao seu perfil e objetivos. Afinal, você precisa saber qual é a sua tolerância aos riscos para entender se a alternativa atende às suas necessidades.

Com relação aos objetivos, eles ajudam a orientar se as características do investimento fazem com que ele seja ou não indicado para você. Nesse sentido, vale analisar fatores como prazos, riscos, rentabilidades e liquidez.

Certas alternativas podem permitir a entrada e saída de investidores a qualquer momento, mas oferecem risco de perder dinheiro. Outras são resgatáveis apenas no vencimento. Portanto, avalie o que você pretende conquistar ao realizar os aportes e os prazos para fazer escolhas mais acertadas.

Conheça as alternativas do mercado

Para encontrar investimentos alinhados aos critérios ESG é preciso conhecer as alternativas que o mercado oferece. Entre elas, estão:

Ações

É possível investir em ações de empresas que se preocupam com sustentabilidade e responsabilidade social no Brasil. Para isso, é importante analisar também outros fatores além dos critérios ESG.

Por exemplo, analisar os fundamentos da organização é fundamental para entender como está a saúde financeira do negócio e o seu potencial.

Fundos de ações

Quem não quer ou não sabe analisar os papéis individualmente pode buscar fundos de ações vinculados a índices de sustentabilidade ESG. Eles são veículos de investimento coletivo e contam com gestão profissional do portfólio.

Portanto, ao comprar cotas dos fundos, não é necessário se preocupar com a escolha dos ativos. A tomada de decisão é responsabilidade do gestor que, nesse caso, deve optar por empresas que estejam alinhadas às práticas ESG.

ETFs

Os ETFs (exchange traded funds) também são conhecidos como fundos de índice porque replicam a carteira teórica de um indicador do mercado financeiro. No caso dos investimentos ESG, esse índice deve ser baseado nos critérios de sustentabilidade.

Um dos principais exemplos é o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial). Ele acompanha o desempenho de empresas que atendem a critérios relacionados com governança corporativa, responsabilidade social, eficiência econômica e respeito ao meio ambiente.

Títulos verdes

Também chamados de green bonds, os títulos verdes são emitidos para captar recursos visando realizar projetos ambientais ou de melhoria de vida. Para isso, eles devem seguir os parâmetros definidos nos investimentos ESG.

Em muitos casos, eles consistem em debêntures que visam desenvolver projetos sustentáveis nas empresas. Eles podem estar relacionados a aspectos econômicos, sociais ou ambientais.

Abra conta em uma corretora de valores

Para investir em alternativas ligadas aos critérios ESG, é necessário abrir conta em uma corretora de valores para ter acesso aos investimentos. Algumas opções, como ações e ETFs, são negociadas pela bolsa de valores.

Nesses casos, você precisa acessar o home broker para buscar o ativo escolhido e comprá-lo. Porém, existem investimentos que são disponibilizados na plataforma da corretora, como os fundos de ações.

Em todos os casos, basta analisar as alternativas, escolher aquelas que fazem mais sentido para a sua carteira de investimentos e começar a investir.

Como visto, os investimentos com foco em sustentabilidade e responsabilidade social são uma das possibilidades do mercado financeiro. Eles podem ser uma alternativa interessante para quem quer acompanhar critérios ESG no momento de investir — por isso, vale saber mais sobre eles.

Precisa de auxílio para encontrar investimentos alinhados à sustentabilidade e responsabilidade social? Entre em contato conosco e fale com um assessor!

Buscar