Taxa Selic: o que é e como afeta os investimentos | Nexgen Capital
blur-1853262_1920

Taxa Selic: o que é e como afeta os investimentos

Entenda como esse indicador é definido e qual seu impacto em títulos de renda fixa e variável

É provável que você já tenha familiaridade com o termo SELIC, mesmo sem entender do que se trata de fato. Isso porque de tempos em tempos, a sigla aparece nos noticiários e jornais, que anunciam aumento ou queda nesta taxa.
Mesmo se tratando de um indicador comum, muitos investidores desconhecem as características e quais investimentos sofrem influência da SELIC.
Se você tem dúvidas sobre o assunto, continue lendo esse post que preparamos para facilitar o entendimento sobre o tema. Ao longo do texto, abordaremos os seguintes tópicos:

Taxa SELIC: o que é?
Como a SELIC é definida?
Investimentos afetados pela SELIC; (Impacto da SELIC em Renda Fixa; SELIC e Renda Variável; SELIC e rendimentos em poupança)
Taxa SELIC atualmente

Taxa SELIC: o que é?
A taxa SELIC, sigla para (Sistema Especial de Liquidação e Custódia), representa a taxa básica de juros da economia brasileira. Isso significa que sua definição exerce influência em todas as demais taxas de juros do país.
Elemento central da estratégia de política monetária no Brasil, a SELIC é baseada em um sistema de metas de inflação.
Essa taxa foi criada com o objetivo de assegurar a estabilidade da economia e evitar descontroles de preço, fator que causa a perda do poder de compra da moeda.

Como a SELIC é definida?
O valor da taxa é definido pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central, conhecido como Copom. A cada 45 dias, os membros se reúnem para definir se a Taxa Selic aumenta, diminui ou se mantém estável.
Os aumentos da SELIC visam desacelerar a economia, impedindo a inflação de ficar muito alta. Quando as taxas ficam em baixa, o objetivo é de estimular o consumo e aquecer a economia, aumentando a inflação que está abaixo da meta.

Investimentos afetados pela SELIC
A taxa SELIC afeta, principalmente, investimentos do tipo renda fixa, já que estes oferecem uma remuneração baseada em juros.
Sua alteração também mexe um pouco com a renda variável, além de ter ligação direta com investimento em caderneta de poupança.

Impacto da SELIC em Renda Fixa
Títulos públicos, como o Tesouro SELIC, utilizam a taxa para calcular a remuneração. Geralmente, títulos privados, como CDBs e LCIs pós-fixados usam o CDI como índice, suas taxas de juros acompanham bem de perto a SELIC.
De forma geral, quanto maior a taxa SELIC, maiores os juros pagos aos investidores destes títulos. Mas é preciso se atentar aos juros reais.
O juro real é o retorno líquido obtido na transferência de uma determinada quantia de capital ou dinheiro, que leva em conta os efeitos e correções na inflação.
Isso significa que, caso a inflação também esteja alta, uma taxa SELIC alta não necessariamente resultará em mais lucros.
Em caso de queda da SELIC, a renda fixa passa a pagar menos. Por isso, para investidores que preferem segurança e previsibilidade, recomenda-se a busca por remunerações maiores com títulos de prazo mais longo, sejam eles públicos ou privados.

SELIC e Renda Variável
Apesar de não ter relação direta com o mercado de ações e fundos imobiliários, a SELIC afeta o desempenho da economia como um todo, influenciando no lucro das companhias, na demanda de produto, preços de aluguéis e em outros fatores que podem significar um desempenho melhor ou pior do mercado de renda variável.

SELIC e rendimentos em poupança
Como vimos anteriormente, a SELIC é referência para as taxas de juros de financiamentos e para cálculos na remuneração de investimentos que são corrigidos por ela. A poupança é um desses investimentos.
Com as novas regras da poupança, o cálculo funciona da seguinte forma:
Com a SELIC acima de 8,5% ao ano: a poupança rende 0,5% sobre o valor depositado + Taxa Referencial;
Taxa SELIC igual ou abaixo de 8,5% ao ano: a poupança rende 70% da Selic + Taxa Referencial.

Taxa SELIC atualmente
Na última reunião do COPOM, realizada em 17/03/2021, a taxa ficou em 2,75 % ao ano.

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais e permita que mais pessoas adquiram esse conhecimento.

Conheça a Nexgen Capital
Somos um escritório de investimentos credenciado junto à XP.
Oferecemos assessoria de investimentos por meio de uma curadoria baseada em diversificação, horizonte de longo prazo e perpetuação do patrimônio.
Contamos com mais de 35 especialistas, todos com vasta experiência no mercado financeiro, dispostos a fazer um acompanhamento personalizado da sua carteira de investimento. Sempre com um atendimento ético e de excelência.

Premiações:
Brazil Advisor Awards 2020
– Melhor Escritório do Centro-Oeste
– Único assessor private do Centro-Oeste (Daniel de Paula, CFP)
– Melhor Assessor Regional (Daniel de Paula, CFP)

Referência no mercado
A Nexgen foi reconhecida como Destaque S20 pela XP Investimentos, ainda aos nove meses de atuação.
O prêmio é dedicado às 20 operações com até dois anos que têm o maior potencial decrescimento.
Somos especialistas em planejamento financeiro e atuamos com a confiança, solidez, agilidade e dinamismo que o mercado financeiro requer.
Segurança para o futuro da família. Essa é a nossa prioridade na Nexgen Capital.

Leia também:
– Renda Fixa x Variável: conheças os produtos de cada categoria
– Planejamento sucessório, por que fazer?

Buscar