Valuation: o que é e qual a importância para seus investimentos? | Nexgen Capital
Valuation - o que é e qual a importância para seus investimentos 2

Valuation: o que é e qual a importância para seus investimentos?

Para tomar uma decisão no mercado acionário, é comum que o investidor se paute em indicadores fundamentalistas. Afinal, eles fornecem informações importantes sobre os fundamentos de uma organização. Por exemplo, você sabe o que é o valuation? O conceito se relaciona com o valor de uma companhia.

Dessa maneira, a informação pode ser determinante no momento de montar seu portfólio. Então, se você busca fazer as melhores escolhas e deseja se tornar sócio de boas empresas, é importante conhecer esse indicador.

Quer saber mais? Confira este artigo e saiba mais sobre o que é valuation, seu funcionamento e como utilizá-lo.

Boa leitura!

O que é o valuation?

O termo inglês valuation, em tradução livre, significa avaliação. No contexto da compra e venda de ações na bolsa de valores, a palavra se refere à avaliação de empresas. Assim, o valuation pode ser definido como um procedimento para quantificar o real valor econômico de uma organização — ou seja, o seu valor justo.

É importante saber que, no mercado financeiro, o conceito de valor difere de preço. Dessa forma, o preço é a quantia financeira da qual você tem que despender na aquisição de um ativo. Já o valor corresponde às qualidades ou benefícios que o ativo pode proporcionar.

Nesse sentido, o investidor que usa o valuation costuma procurar por ações que estejam com preço abaixo do seu valor justo. Isso porque as possibilidades de o mercado corrigir essa assimetria são grandes — o que aumenta as chances de ter ganhos.

Porém, usar a valuation não significa buscar oportunidades de especulação. Quem visa ganhos rápidos está mais atento às variações de preço das ações e não, efetivamente, seu valor. Logo, a avaliação costuma atender melhor ao investidor que busca objetivos de longo prazo.

Como funciona o valuation?

Sabendo o significado de valuation, o próximo passo é entender como ele funciona. Para tanto, é importante frisar que não há uma técnica objetiva ou fórmula matemática que revele o mesmo resultado para todos que usam a técnica de avaliação.

Na realidade, a depender da metodologia e cálculos utilizados, os resultados podem ser distintos. Ao estimar o preço justo de uma ação, o interessado tem visa aumentar a possibilidade de obter lucro com ação. Afinal, ele terá a oportunidade de pagar um preço baixo por um ativo em que é esperada a valorização.

No entanto, por se tratar de renda variável, não há garantia de que a expectativa gerada com o uso do valuation será concretizada. Existe a possibilidade, por exemplo, de você identificar uma ação com preço abaixo do que efetivamente vale e o mercado manter a precificação dessa forma.

Portanto, o valuation não deve ser o único indicador fundamentalista a ser utilizado para tomar uma decisão de investimento. Porém, ele pode ser relevante quando a intenção é descobrir se o preço do papel está alinhado, supervalorizado ou descontado em comparação ao valor da companhia.

Qual a importância do valuation para os investimentos?

Para entender a relevância do valuation, lembre-se de que a bolsa de valores disponibiliza ações de centenas de companhias brasileiras. Além disso, compradores e vendedores estão constantemente disputando preços dos papéis.

Desse modo, existem diversas oportunidades para encontrar ativos que estão com o preço abaixo de seu valor. Com isso, o investidor que não sabe fazer essa identificação assume um risco maior no mercado. Afinal, suas escolhas estarão sendo pautadas apenas no preço.

Ainda, vale considerar que a cotação do ativo pode ser influenciada por notícias do mercado e outros fatores. Então, quando a escolha se baseia apenas no preço, há mais riscos de ter prejuízos em sua jornada como investidor.

Ademais, é preciso ter em mente que o fato de uma empresa apresentar um bom resultado de vendas não significa que ela tenha grande valor. Do mesmo modo, uma companhia que tenha registrado prejuízo em um período não sinaliza, necessariamente, que ela perdeu seu valor.

Nesse sentido, a análise do valuation ganha importância, já que o investidor poderá verificar se o preço cobrado pela ação é condizente com aquilo que pode ser entregue pela companhia no futuro.

É por meio do valuation, portanto, que analistas e investidores têm a possibilidade de encontrar ações subvalorizadas no mercado. Assim, são maiores as chances de aproveitar boas oportunidades de obter lucros com ações negociadas na bolsa de valores.

Como fazer valuation?

Depois de conferir a importância do valuation, chegou o momento de aprender como utilizar essa técnica para aprimorar suas escolhas.

Como ele envolve a análise fundamentalista, é preciso observar questões econômicas, contábeis e financeiras da companhia. Também são considerados fatores micro e macroeconômicos — como a economia do país, capacidade de gestão, o desempenho do setor, entre outros.

Uma das formas mais utilizadas por investidores para aumentar a precisão do resultado é o valuation por múltiplos e a análise do fluxo de caixa descontado. Saiba mais sobre eles!

Múltiplos de mercado

Nesse tipo de análise, é feita uma comparação da empresa que será investida com outra do mesmo setor. A premissa principal é verificar os dados de cada uma delas, a fim de medir qual delas apresenta melhor desempenho.

Portanto, são avaliados variados indicadores fundamentalistas. Por exemplo, o preço sobre o lucro (P/L), o preço sobre o valor patrimonial por ação (P/VPA), o valor da empresa com lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (EV/Ebtida), etc.

Fluxo de caixa descontado

Na análise do fluxo de caixa descontado, o investidor busca compreender o comportamento da geração de caixa da empresa. Para tanto, o cálculo se baseia no faturamento atual da empresa e nas projeções para os anos subsequentes.

Isso é feito por meio da avaliação do patrimônio líquido (PL) da companhia, subtraindo suas receitas pelos gastos no período escolhido. Na sequência, é utilizada uma taxa de desconto sobre as projeções, abatendo os riscos do negócio. O valor final será o valuation da companhia.

Após aprender o que é valuation, você poderá tomar decisões mais acertadas no momento de montar uma carteira de ações. Contudo, não se esqueça de utilizar outros indicadores da análise fundamentalista, de modo a aumentar as chances de sucesso no mercado.

Deseja investir em ações, mas ainda tem dúvidas sobre o tema? Entre em contato com a Nexgen Capital e veja como podemos ajudar!

Buscar